Assista online nossa palestra na Escola do Legislativo

Heloisa Fischer apresentou a palestra “Por que adotar a Linguagem Simples no Poder Legislativo?” dia 6 de junho de 2019.

Assista a íntegra do evento no nosso canal no Youtube:

Linguagem Simples no Poder Legislativo

A jornalista e pesquisadora fez um panorama da história do movimento da Plain Language no mundo e das principais diretrizes da técnica de redação.

Destacou que entender os textos do cotidiano é um direito civil. Com isso, a Linguagem Simples é também uma causa social.

Demonstrou a urgência de sua aplicação no Brasil, principalmente ao se levar em conta a estatística de alfabetismo da população, com baixíssima escolaridade.

Lembrou que mesmo os leitores proficientes passam muitas vezes por dificuldades para entender contratos, leis, formulários, entre outros documentos produzidos pelos setores público e privado.

Dessa forma, textos complicados de ler excluem milhões de brasileiros. O que torna indispensável que as informações de interesse coletivo passem a ser escritas de forma mais simples.

Heloisa deu uma série de exemplos do que pode ser melhorado nos textos legislativos. Relatou ainda as ações de implementação da Linguagem Simples já bem avançadas em países da América Latina como Colômbia, Chile e Argentina.

Deixou sugestões para os primeiros passos da Linguagem Simples no Legislativo do Rio. Por exemplo, organizar um grupo de trabalho sobre o tema, realizar um seminário, promover capacitações de servidores e criar uma rede institucional pela mudança na cultura da escrita.


Sobre o evento

Mais de 60 pessoas assistiram a palestra no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) e outras participaram online na transmissão ao vivo pelo Facebook.

O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, na série “Fórum Capacita”.

O Fórum é formado pela Assembleia Legislativa e 39 organizações da sociedade civil e universidades. Tem como objetivo promover inovações e ampliar a participação cidadã no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir do diálogo entre a academia, o setor produtivo e o Poder Legislativo.

“No workshop de hoje falamos sobre as técnicas disponíveis para que a gente possa tornar isso uma prática comum no poder público. Foi muito produtivo observar que os legislativos da América Latina já estão antenados no tema, com muita base de informação para que a gente possa começar a capacitar os órgãos para que eles comecem a pensar de forma clara, beneficiando o cidadão”, afirmou a subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha em reportagem.

Ao final do evento, dois exemplares do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania” foram sorteados. A publicação de Heloisa Fischer é o primeira em português dedicada à Linguagem Simples (plain language).

Fotos da palestra

***

Aprenda mais sobre a Linguagem Simples em nosso próximo curso em junho no Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close