A Linguagem Simples

O que é

Linguagem Simples é uma técnica de comunicação e uma causa social que surgiu no Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos 1940. Hoje, está presente em mais de trinta países, em diversos idiomas. Em inglês, chama-se Plain Language.

Como técnica de comunicação, o objetivo da Linguagem Simples é tornar textos e documentos mais fáceis de ler. A pessoa consegue localizar rápido a informação, entendê-la e usá-la.

Como causa social, defende o direito de entender as informações que orientam o nosso dia a dia. É considerada um direito civil.

A Linguagem Simples tem um pé na empatia e outro na simplicidade. Mas, atenção! Simples, sempre. Simplório, nunca. Simplista, menos ainda.

No Brasil, é um campo que vem despertando interesse crescente, especialmente no setor público.

Vantagens de usar

A Linguagem Simples economiza tempo e dinheiro, favorece a produtividade e fortalece relações de confiança em organizações de variados portes.

Como escrever em Linguagem Simples

O nosso Método de Escrita Comunica Simples propõe 20 diretrizes, agrupadas em três blocos: Ética, Design da Informação (InfoDesign) e Avaliação.

A metodologia foi criada a partir dos estudos e pesquisas de Heloisa Fischer, fundadora da Comunica Simples.

Você pode conhecer 7 diretrizes no nosso Minicurso de Linguagem Simples, que fica disponível gratuitamente no YouTube e na plataforma virtual da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Quer aprender o Método completo, com as 20 diretrizes? Ótimo! Você vai ver como os textos ficam mais concisos, claros e diretos.

Oferecemos treinamentos para organizações e pessoas físicas. Fale conosco por Whatsapp ou pelo email contato@comunicasimples.com.br.

Representação gráfica do Método de Escrita Comunica Simples

Exemplo Antes-Depois

Em 2016, o Hospital da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, distribuía um folheto com dicas para prevenir infecção hospitalar era de difícil leitura.

Havia uma massa de texto grande, com muitos termos técnicos e nenhuma imagem, prejudicando a comunicação de informações importantes.

Heloisa Fischer foi voluntária do hospital e teve a oportunidade de reescrever o folheto em linguagem simples. A direção aprovou as mudanças e o folheto passou a circular em nova versão.

ANTES:

DEPOIS:

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close