Sobre nós

A assessoria de aprendizagem Comunica Simples ajuda a implementar linguagem fácil de entender em ambientes de trabalho, consumo e cidadania. 

Foi fundada pela jornalista e pesquisadora Heloisa Fischer.


Histórico

2016
Heloisa Fischer inicia uma pesquisa autônoma sobre o Movimento Internacional pela Linguagem Simples. Naquele primeiro momento, adota a tradução “Linguagem Clara” para Plain Language.

É aceita para cursar a especialização em Cultura do Consumo na PUC-Rio. Tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre o papel da Linguagem Simples nas relações com consumidores e cidadãos.

2017
Heloisa cria o blog Com Clareza, para divulgar o movimento internacional Plain Language e identificar formas de sua aplicação no Brasil.

Heloisa começa a dar palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo sobre a temática da Linguagem Simples.

2018
Publicamos o livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”. Foi o primeiro título em Português sobre Linguagem Simples. Trata-se do texto integral da monografia de especialização de Heloisa na PUC-Rio.

2019
Em fevereiro, organizamos a primeira Oficina de Linguagem Simples, no Rio de Janeiro.

Em abril, trocamos de nome para Comunica Simples.

Começamos a oferecer cursos em ambientes corporativos.


Heloisa Fischer, fundadora

Foto de Leo Aversa

Mestranda em Design pela PUC-Rio, na linha de pesquisa Ergonomia, Usabilidade e Interface Humano-Computador (2019-2021).

Tem pós-graduação em Ciências Sociais – Cultura do Consumo pela mesma universidade. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Colaborou com a Agência UFRJ de Inovação.

Escreveu “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre Linguagem Simples editado em português. Clique aqui para comprar a edição impressa ou acesse o site da Amazon para comprar o ebook.

Cofundou em 2017 o grupo de estudos Laboratório Interdisciplinar de Linguagem Clara (LincLab), junto com a Prof. Dra. Erica dos Santos Rodrigues, da PUC-Rio.

Integra a Plain Language Association International (PLAIN), rede global de profissionais e apoiadores de Linguagem Simples. Traduziu a página da PLAIN para o português.

Criou e administra o grupo Linguagem Clara Brasil no LinkedIn, hoje em parceria com a PLAIN.

É apoiadora do Observatório Social do Brasil – Seção Rio de Janeiro.

Antes de atuar no campo da Linguagem Simples, fundou a empresa de comunicação VivaMúsica!, que disseminou a música clássica no Brasil por 21 anos. Criou e dirigiu todos os projetos da marca.

Heloisa Fischer – Perfil no LinkedIn e Currículo Lattes.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close