Ir para o conteúdo

Comunica Simples

Ler, entender e agir

por Heloisa Fischer

Curso do Método Comunica Simples: Lista de espera para a próxima turma!

Curso do Método Comunica Simples: Inscreva-se até 10/08!

Instagram Linkedin Youtube
Logotipo Comunica Simples
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
Uncategorized

Conferência debate linguagem clara com clientes

  • Heloisa Fischer
  • 7 de agosto de 2017

Falta pouco para o evento de gala da linguagem clara. De 21 a 23 de setembro, a cidade de Graz, na Áustria, recebe a 11ª Conferência Internacional da PLAIN (Plain Language Association International). O tema desta edição é “Melhorando o relacionamento com clientes”. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas compareçam ao evento.

A programação inclui apresentações e discussões lideradas por 70 palestrantes de 20 países diferentes. Muitas das falas vão abordar casos em que empresas ou governos passaram a se relacionar melhor com seu público-alvo após a adoção da linguagem clara em suas comunicações.

Qualquer pessoa pode se inscrever para participar da conferência por meio deste link. Até 31 de agosto, a inscrição custa 350 euros. Depois, o preço passa a ser 375 euros. Vale destacar que a próxima oportunidade de participar dos debates será só em 2019, já que a PLAIN organiza o evento a cada dois anos.

“Todos nós somos clientes em algum tipo de relacionamento: cidadãos e governo, paciente e médico, cliente e advogado. A linguagem clara ajuda a reduzir mal-entendidos e informações erradas tanto nessas como em várias outras situações”, explica ao COMCLAREZA a diretora de desenvolvimento profissional da PLAIN, Jana Goldman.

Torre do relógio da cidade de Graz, na Áustria, que recebe a próxima conferência da PLAIN (Crédito: Österreich Werbung / Julius Silver)
Torre do relógio da cidade de Graz, na Áustria, que recebe a próxima conferência da PLAIN (Crédito: Österreich Werbung / Julius Silver)

Quando, ao contrário, a comunicação a clientes é confusa e pouco clara, abre-se brecha para uma série de problemas. Jana ressalta que os mal-entendidos que surgem da ausência de clareza podem causar perda de dinheiro, produtividade, tempo, confiança e até de vida.

“A linguagem clara resulta em experiências melhores tanto para clientes quanto para os próprios funcionários da empresa ou do governo”, afirma.

Uma das novidades da edição deste ano é justamente a localização. “É a primeira vez que a conferência da PLAIN acontece na Áustria. Um dos nossos objetivos é levar o evento a cidades em todo o mundo”, diz Jana. As dez edições anteriores aconteceram na Irlanda, Suécia, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

“Também é a primeira vez em que teremos tradução simultânea para o alemão nas palestras, apresentadas em inglês. Isso fortalece nossa missão como uma organização internacional”, conclui a diretora de desenvolvimento profissional da PLAIN.

Além da conferência que a PLAIN organiza em anos ímpares, o movimento mundial da linguagem clara tem outro evento de porte. É a conferência da associação Clarity International, que ocorre em anos pares. A próxima edição será em 2018, em local ainda não anunciado.

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de...
  • Maria Gabriela Souza
  • 12/11/2022
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem
Logotipo Comunica Simples

Sobre nós

  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia
  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia

Fale conosco

  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
© Comunica Simples, 2025. Todos os direitos reservados.