Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que leitores tendem a se culpar por não entenderem instruções mal escritas ou mal diagramadas.
A pesquisadora Karen Schriver tinha o objetivo de avaliar como os consumidores respondem afetivamente a manuais de produtos eletrônicos. E o que ela descobriu é surpreendente: a maioria se sentia culpada por não compreender as informações.
A mesma pesquisa constatou que na maioria dos casos o problema estava no texto e não na capacidade de leitura das pessoas.
Ainda assim, o sentimento de culpa levaria os leitores a se sentirem incompetentes para lidar com textos desse gênero. Isso acabava provocando relutância para ler manuais.
É importante lembrar que uma das diretrizes da linguagem clara é fazer com que qualquer leitor compreenda qualquer informação. Para isso, quem escreve o texto deve se colocar no lugar do público que irá atingir.
Ou seja, a culpa não é sua!
Você já esteve em alguma situação em que não entendeu o que estava escrito? Tira uma foto e manda para a gente! Vamos analisar os casos juntos?