Ir para o conteúdo

Comunica Simples

Ler, entender e agir

por Heloisa Fischer

Curso do Método Comunica Simples: Lista de espera para a próxima turma!

Curso do Método Comunica Simples: Inscreva-se até 10/08!

Instagram Linkedin Youtube
Logotipo Comunica Simples
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
Uncategorized

Podcast sobre Consultoria e Linguagem Simples

  • Heloisa Fischer
  • 28 de agosto de 2019

Participamos do podcast Conversas de Consultor, da Escola de Consultoria. Nossa fundadora Heloisa Fischer conversou com o consultor Fernando Barcellos Ximenes. O podcast publicado no final de agosto de 2019 tem quase 50 minutos, dividido em duas partes.

“O simples pode ser complexo, ele só não pode ser confuso”, afirma Heloisa no trecho de 6 minutos e meio que selecionamos do podcast. Ouça o trecho:

Ou clique aqui para ouvir na plataforma podomatic.

Como Consultores podem se beneficiar da Linguagem Simples?

Na primeira parte do podcast, Fernando fez perguntas a Heloisa sobre a Linguagem Simples. Eles conversam sobre a importância dessa causa social e seu movimento internacional.

Exploraram como essa técnica de redação pode beneficiar o trabalho dos consultores. Por exemplo, facilitando a comunicação com os clientes e diversos públicos e apoiando a inovação.

Heloisa deu dicas para implementar a Linguagem Simples em uma instituição. Para Fernando, a técnica de redação pode ser vista como um indicador-chave de desempenho ou KPI. Esses indicadores são ferramentas de gestão que medem o sucesso de uma organização ou de um processo.

Ouça a primeira parte do podcast (26 minutos):

https://soundcloud.com/user-168173677/conversas-de-consultor-episodio-9-parte-1-a-linguagem-simples-na-consultoria

Linguagem Simples como competência do Consultor

Houve uma inversão na segunda parte do podcast. Nessa parte, Heloisa quem fez perguntas ao consultor Fernando.

Conversaram sobre a visão da cultura corporativa sobre a escrita com clareza. Igualmente sobre a carga mental necessária para ler textos confusos e relatórios cheios de jargões.

Comentaram que a escrita em Linguagem Simples exige mais tempo de trabalho, porém apresenta melhores resultados.

“Com certeza se ganharia muito usando a Linguagem Simples na consultoria. Temos que evitar o buzzword e quando houver conceitos complexos, explicá-los num glossário para o cliente”, avalia o consultor. Buzzword é uma palavra ou expressão da moda, nesse caso, no campo do empreendedorismo.

Fernando enfatizou que aprender a Linguagem Simples é um investimento importante na formação dos consultores.

Ouça a segunda parte do podcast (23 minutos):

https://soundcloud.com/user-168173677/conversas-de-consultor-episodio-10-parte-2-a-linguagem-simples-na-consultoria?in=user-168173677/sets/conversas-de-consultor

Para acompanhar o podcast sobre consultoria, acesso o grupo Conversas de consultor no Facebook.

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de...
  • Maria Gabriela Souza
  • 12/11/2022
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem
Logotipo Comunica Simples

Sobre nós

  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia
  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia

Fale conosco

  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
© Comunica Simples, 2025. Todos os direitos reservados.