Ir para o conteúdo
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Contato
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Contato
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
Contato
Uncategorized

Não entender é apartheid, diz Sandra em TED

  • Heloisa Fischer
  • 12 de junho de 2017

A especialista portuguesa Sandra Fisher-Martins, fundadora da consultoria Claro, tem um TED ótimo sobre linguagem clara. Ela prega o direito de entender e usa o conceito de “apartheid de informação” para definir o tipo de comunicação que cria barreiras de compreensão.

A apresentação é de 2011, em TEDx gravado na cidade do Porto. O video tem mais de 280 mil visualizações.

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de...
  • Maria Gabriela Souza
  • 12/11/2022
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem

Junte-se a mais de 60 instituições que já usam o padrão Comunica Simples de clareza.

E-mail

atendimento@comunicasimples.com.br

WhatsApp

+55 21 99783 0803
© 2026 Comunica Simples.
Todos os direitos reservados.

Política de privacidade  |  Termos de uso

Instagram Linkedin Youtube Whatsapp
Gerenciar consentimento

Usamos cookies para melhorar sua experiência e entender como você navega no site. Você pode aceitar ou não. Se não aceitar, algumas funções podem ser afetadas.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}