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Os 10 princípios que norteiam

  • Heloisa Fischer
  • 28 de agosto de 2018

Meu trabalho com linguagem clara se baseia no conhecimento que venho construindo desde 2016.

Encontrei um jeito de sistematizar o norte da minha bússola na forma de 10 princípios.

O Princípio Nº 1 diz:

Receber informação escrita com clareza é um direito de todos.

Ou seja, não basta a informação estar disponível.

Tem que dar para ler e entender. Sempre. De qualquer jeito. Em qualquer lugar.

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Princípio Com Clareza nº 1

O Princípio Nº 2 indica:

Empresas e governos devem escrever textos objetivos, simples e compreensíveis.

Justamente para evitar aquelas situações de ler, reler e continuar sem entender. Seja em relações de consumo ou de cidadania, todos têm direito a uma informação clara e direta.

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Princípio Com Clareza nº 2

O Princípio Nº 3 diz:

Textos em linguagem clara promovem a igualdade no acesso à informação.

O Ministério da Educação indica que menos de 2% dos estudantes terminam o Ensino Médio com nível adequado de português. Por isso, a linguagem precisa ser clara para que a informação chegue a todos!

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Princípio Com Clareza nº 3

O Princípio Nº 4 afirma:

Textos em linguagem clara estimulam a inclusão social.

Uma linguagem truncada e cheia de jargões exclui milhões de pessoas. Se a mensagem é simples e direta todos entendem. A linguagem clara é uma chave de inclusão social. Vamos espalhar essa ideia?

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Princípio Com Clareza nº 4

O Pincípio Nº 5 diz:

Textos em linguagem clara fortalecem a transparência.

O acesso à informação é um direito fundamental. Uma comunicação clara auxilia na tomada de decisões e no desenvolvimento da cidadania.

5

Princípio Com Clareza nº 5

O Princípio Nº 6 aponta:

Textos em linguagem clara constroem relações mais justas.

Se a mensagem é clara, não há margem para dúvidas. Quem lê compreende e pode tomar decisões de maneira consciente.

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Princípio Com Clareza nº 6

O Princípio Nº 7 indica:

Textos em linguagem clara favorecem a participação e o engajamento.

A linguagem clara facilita a compreensão de mensagens em esferas públicas e privadas. Um acesso sem obstáculos à informação abre caminhos para o engajamento.

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Princípio Com Clareza nº 7

O Princípio Nº 8 diz:

Textos em linguagem clara agilizam processos e economizam tempo.

É para bater o olho no texto e entender de primeira! Linguagem clara também é sinônimo de eficiência.

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Princípio Com Clareza nº 8

O Princípio Nº 9 afirma:

Textos em linguagem clara aumentam a produtividade.

Não é ótimo fazer mais coisas em menos tempo? Mensagens truncadas atrapalham a eficiência da leitura e a tomada de decisões. Por isso, a linguagem clara é a solução.

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Princípio Com Clareza nº 9

O Princípio Nº 10 finaliza dizendo:

Textos em linguagem clara ajudam o Brasil a sair da crise.

Concluindo os princípios que norteiam o Com Clareza, é importante lembrar: o acesso à informação é um direito de todo cidadão. Brasileiros bem informados podem tomar decisões mais conscientes.

Por isso, textos do setor público e privado devem ser claros e diretos. A Linguagem Clara precisa ser prioridade já!

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Princípio Com Clareza nº 10

(Atualizado em 20/09/2018)

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