Estamos na contagem regressiva para o lançamento do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, dia 23 de outubro, no Rio, com um debate sobre Democracia, Tecnologia, Participação Social e Linguagem.
A autora do livro, Heloisa Fischer, vai conversar com Debora Albu, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio); Natália Mazotte, da Open Knowledge Brasil; e Henrique Góes, da Artigo 19.
Debora Albu foi apresentada nesse post. Hoje vamos apresentar Natália Mazotte, que participará por vídeo.
Ela é diretora-executiva da Open Knowledge Brasil – Rede do Conhecimento Livre, com sede em São Paulo. O foco de seu trabalho é resolver problemas em defesa de sociedades mais justas. Lidera projetos de inovação e capacitação em uso de dados.
Natália Mazotte tomou contato com o movimento da linguagem clara em julho de 2018, quando Heloisa Fischer lhe procurou para propor a reescrita dos termos de uso de um projeto da Open Knowledge.
Natália é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital pela Universidade Pompeu Fabra, na Espanha.
Criou a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.BR). Co-fundou a agência digital J++ e a Gênero e Número, primeira iniciativa de dados com foco em gênero da América Latina, da qual é membro do conselho.
Já trabalhou nas Organizações Globo e no Ministério Público do Rio de Janeiro.Também atuou no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e foi pesquisadora do MediaLab UFRJ, laboratório transdisciplinar da Escola de Comunicação da UFRJ. Lá, analisava métodos digitais para ciências sociais.
Além de trabalhar na Open Knowledge Brasil, atualmente ela é professora na pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também coordena os cursos online em português do Centro Knight, da Universidade do Texas.
Natália Mazotte escreve sobre política e mídia na América Latina em sites internacionais como SGI News, Bertelsmann-Stiftung, Euractiv, e Nieman Lab.
O debate de lançamento do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, em 23 de outubro, é co-organizado por COM CLAREZA e Templo. O espaço de coworking da Rua Duque Estrada, 41, na Gávea, estará aberto a partir das 18h. O horário previsto para o início do debate é 19h. Entrada franca.
O livro impresso custa 27 reais. O ebook, à venda pela Amazon, custa 19 reais.