Ir para o conteúdo
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Contato
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Contato
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
  • Início
  • Treinamentos
  • Linguagem Simples
  • Sobre
Contato
Uncategorized

A primeira turma do Rio

  • Heloisa Fischer
  • 1 de março de 2019

Missão cumprida!

Foi um sucesso a primeira turma da Oficina de Linguagem Clara no Rio de Janeiro.

Eu e a engenheira Lia Nóbrega organizamos o curso no dia 23 de fevereiro. Alugamos as instalações do Nex, um confortável espaço de coworking.

Selfie antes de começar
Fim da manhã
Pausa para almoço
Sérgio Rodrigues foi lá para apoiar
Fim de oficina: oito novas agentes da clareza no Rio!

Tivemos oito inscritas, atuantes nas seguintes áreas:
. Direitos Humanos
. Compliance (=Conformidade com regras e normas)
. Gestão de Mudança
. Poder Judiciário
. Poder Legislativo
. Mobilidade Urbana
. Meio acadêmico

A pluralidade de pontos de vista enriqueceu muito a discussão sobre o papel da linguagem clara na sociedade.

As alunas agora estão aptas a aplicar as diretrizes de linguagem clara e a espalhar a Cultura da Clareza nas suas redes de ação.

O escritor Sérgio Rodrigues, amado marido, esteve lá apoiando esse meu trabalho inaugural. As participantes gostaram muito das contribuições de Sérgio.

Por falar em família, aproveito para agradecer a minha filha pela peer review (análise por pares, no jargão acadêmico) dos materiais didáticos.

Mesmo vindo de uma área que nada tem a ver com linguagem, os seus comentários são sempre relevantes.

Desta vez, ela interviu de forma tão precisa que me fez reelaborar todo conteúdo expositivo uns dias antes da oficina.

Não à toa o seu nome é…Clara. Valeu, filha!

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de...
  • Maria Gabriela Souza
  • 12/11/2022
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem

Junte-se a mais de 60 instituições que já usam o padrão Comunica Simples de clareza.

E-mail

atendimento@comunicasimples.com.br

WhatsApp

+55 21 99783 0803
© 2026 Comunica Simples.
Todos os direitos reservados.

Política de privacidade  |  Termos de uso

Instagram Linkedin Youtube Whatsapp
Gerenciar consentimento

Usamos cookies para melhorar sua experiência e entender como você navega no site. Você pode aceitar ou não. Se não aceitar, algumas funções podem ser afetadas.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}