Ir para o conteúdo

Comunica Simples

Ler, entender e agir

por Heloisa Fischer

Curso do Método Comunica Simples: Lista de espera para a próxima turma!

Curso do Método Comunica Simples: Inscreva-se até 10/08!

Instagram Linkedin Youtube
Logotipo Comunica Simples
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
  • Início
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
    • Antes e depois
    • Links
  • Sobre nós
    • A empresa
    • Heloisa Fischer
    • Nosso método
    • Livro
    • Na mídia
  • Treinamentos
    • Corporativo
    • Individual EAD
    • Convença sua chefia!
    • Alguns clientes
  • Blog
  • English
    • Who we are
    • Training
    • Heloisa Fischer
  • Nossas Mudanças Climáticas
  • Contato
Uncategorized

Libertei informações presas em cartaz do metrô

  • Heloisa Fischer
  • 11 de maio de 2018

Dias atrás, o MetrôRio eliminou um ponto de venda do seu cartão eletrônico pré-pago.

O comunicado sobre a mudança vem causando confusão:

metro confuso
Aviso da mudança: difícil de entender

Sou usuária frequente do metrô, sei como o serviço funciona e sou especializada em simplificar mensagens confusas. Mas eu li, reli e não entendi o aviso.

O texto passa longe de esclarecer os passageiros mais prejudicados pela mudança. E ainda confunde a imensa maioria que nem precisaria ler o aviso porque não é afetada.

li reli

Elaborei uma versão em linguagem clara, em instantes mostro como ficou.

Antes, algumas informações para você entender o contexto do serviço alterado.

  • No Rio, a passagem de metrô é cobrada em cartão eletrônico pré-pago ou no RioCard, que é o bilhete único de transporte da cidade.
  • A empresa que administra o metrô oferece um serviço de ônibus partindo de duas estações – Botafogo e Antero de Quental – chamado Metrô na Superfície;
  • Estes ônibus especiais estendem a viagem dos passageiros até o bairro da Gávea. A tarifa é integrada, sem custo adicional.

Ou seja, a passagem de metrô no Rio dá direito a usar o metrô e também pegar o ônibus especial até a Gávea.

Até uns dias atrás, quem pegava o ônibus especial podia comprar o cartão com o motorista. Depois, usava o mesmo cartão para entrar no metrô.

A partir de 5 de maio, os motoristas deixaram de vender o cartão.

Agora, quem entra no ônibus especial sem cartão ou RioCard só tem direito ao trajeto de ônibus. Se a pessoa também for usar o metrô, ela terá que pagar duas vezes, comprando o cartão na estação. Este é o fato principal da mudança.

A falta de clareza oculta o mais importante: quem embarcar no ônibus sem cartão e depois usar o metrô terá que pagar R$ 8,60, em vez da tarifa integrada de R$ 4,30.

O texto também não se preocupa em alertar que a grande maioria dos passageiros não será afetada pela mudança. Repare só:

metro confuso

Apliquei o Método Comunicação Com Clareza e as diretrizes da linguagem clarapara refazer o cartaz. Havia muitas camadas de informação sufocadas sob aquele texto confuso.

É emocionante conseguir libertar as informações e dar voz a elas:

metro com borda verde

O próximo passo é fazer uma Intervenção Cidadã Pela Clareza. Vou imprimir o aviso refeito e colar junto dos cartazes que confundem.

Trabalhar com linguagem clara é promover comunicação inclusiva e defender o acesso aos direitos humanos. No nosso caso, o sagrado (e muitas vezes saqueado) direito de entender.

Atualização em 17/05/2018: Fiz a Intervenção Cidadã Pela Clareza e colei a tradução do aviso em português claro junto dos cartazes.

Dentro do ônibus
Dentro da estação Botafogo

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de...
  • Maria Gabriela Souza
  • 12/11/2022
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem
Logotipo Comunica Simples

Sobre nós

  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia
  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia

Fale conosco

  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
© Comunica Simples, 2025. Todos os direitos reservados.