Como ter acesso aos direitos previdenciários e sociais sem saber ler? Estudo divulgado em junho de 2019 pelo IBGE revela que 18,6% dos idosos no Brasil são analfabetos.
No país, o analfabetismo está associado à idade. O estudo aponta que quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. Ou seja, os idosos são os mais afetados.
Já as novas gerações estão tendo um maior acesso à educação e sendo alfabetizadas enquanto crianças, segundo os dados.
No gráfico abaixo elaborado pelo IBGE, temos uma boa notícia: o nível de escolaridade dos brasileiros aumentou de 2016 até o segundo semestre de 2018.
O investimento contínuo na educação é indispensável para a construção de uma sociedade mais justa. Entretanto, mesmo a população com o maior nível de escolaridade ainda enfrenta desafios para ler diversos textos burocráticos e normas confusas.
Quem nunca teve dificuldade para entender contratos bancários, regras de INSS e informações sobre impostos ?
A Linguagem Simples é uma ferramenta para a inclusão social e o exercício da cidadania. O objetivo dessa técnica de redação é divulgar informações de interesse coletivo com textos fáceis de ler.
Aprenda a escrever seus textos de forma que seus clientes, alunos, pacientes e parceiros profissionais entendam.
Participe de nossos cursos abertos de Linguagem Simples ou contrate nossas formações corporativas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua com os dados citados e mais outros indicativos sobre a educação no país está acessível no site do IBGE.