Ir para o conteúdo

Comunica Simples

Ler, entender e agir

por Heloisa Fischer

Curso do Método Comunica Simples: Lista de espera para a próxima turma!

Curso do Método Comunica Simples: Inscreva-se até 10/08!

Instagram Linkedin Youtube
Logotipo Comunica Simples
  • Início
  • Comunica Ambiental
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
  • Sobre
    • Heloisa Fischer
    • Comunica Simples
      • Comunica Ambiental
  • Treinamentos
    • Nosso método
    • Para você
    • Para equipes
  • Contato
  • Início
  • Comunica Ambiental
  • Linguagem Simples
    • O que é?
    • Por que aprender?
  • Sobre
    • Heloisa Fischer
    • Comunica Simples
      • Comunica Ambiental
  • Treinamentos
    • Nosso método
    • Para você
    • Para equipes
  • Contato
Uncategorized

Endividamento: faturas em Linguagem Simples podem reduzir o problema

  • Maria Gabriela Souza
  • 12 de novembro de 2022

Um estudo do Banco Central investigou se o uso de Linguagem Simples em faturas de cartões de crédito reduz riscos de endividamento por facilitar o entendimento do público.

O estudo foi realizado pelo BC, em parceria com a Empresa de Consultoria e Pesquisa Plano CDE. O experimento também recebeu apoio financeiro da Fletcher School of Law and Diplomacy, escola da universidade norte-americana Tufts University.

O motivo da pesquisa: o alto índice de endividamento das famílias relacionado ao uso do cartão de crédito.

Segundo o Relatório de Economia Bancária de 2021, em média, as famílias têm cerca de 30% de suas dívidas com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) relacionadas ao cartão de crédito.

A situação é ainda pior nos casos de pessoas com baixo índice de escolaridade.

Além da desatenção, a complexidade do produto, o baixo nível de letramento financeiro dos usuários e as faturas confusas são alguns dos fatores que podem resultar na utilização indesejada do crédito rotativo ou parcelamento.

– Relatório de Economia Bancária de 2021

Um dos problemas identificados foi que os bancos digitais geralmente dão a opção do pagamento da fatura completa ou parcial.

Mas a forma com que alguns layouts são apresentados, acabam dando mais destaque ao pagamento parcial, induzindo o cliente a selecionar essa opção.

Em resumo, a pessoa paga a fatura e acha que resolveu o problema quando, na verdade, pagou apenas parte dela.

Desse modo, o restante da fatura continua em aberto e submetida aos juros bancários com médias anuais superiores a 300%.

Imagine o tamanho do problema!

Como o estudo foi feito?

O experimento apresentou diferentes faturas de cartão de crédito a três grupos de participantes.

As faturas apresentadas tinham as mesmas informações, mas eram organizadas de maneiras diferentes.

O objetivo foi incentivar a opção de pagamento que gerasse a menor taxa de juros.

A divisão ficou assim:

Estudo sobre Linguagem Simples em faturas de cartão de crédito. Imagem com os grupos para análise de comportamento.
  • Grupo 1 – recebeu uma fatura semelhante às faturas de cartão de crédito atuais.
  • Grupo 2 – recebeu uma fatura com redação simplificada e formatação aprimorada.
  • Grupo 3 – recebeu uma fatura com redação simplificada, formatação aprimorada e  destaque nas opções de pagamento com juros mais baixos.

Os valores das faturas eram hipotéticos, adaptados de acordo com a realidade financeira do participante.

Em seguida, os participantes preencheram um questionário que testava o entendimento das faturas e a tomada de decisão.

O estudo avaliou:

  • Se a simplificação da linguagem e a reorganização das informações melhoram o entendimento das informações importantes. 
  • Se as modificações reduzem o tempo que os usuários gastam para encontrar as informações.
  • Se a simplificação da linguagem e a reorganização das informações ajudam na tomada de decisões de pagamento e minimizam o pagamento de juros. 
  • Se destaques priorizando algumas informações ajudam na melhor tomada de decisão.
  • Se o destaque para maior valor ajudam no pagamento do valor correto e reduz taxas e juros. 

A Linguagem Simples pode reduzir o endividamento?

Esquema visual com resultados do estudo sobre endividamento e Linguagem Simples.

Como resultado, o estudo comprovou a hipótese de que simplificar faturas faz as pessoas entenderem melhor o uso e os riscos do cartão de crédito.

Isso porque o grupo que recebeu as faturas com os novos layouts entendeu melhor os dados apresentados.

Os participantes dos novos layouts estavam mais bem informados sobre as consequências de aceitar o crédito rotativo ou o pagamento da fatura em parcelas.

Tabela com resultados. Grupo com layout original: 1% dos entrevistados acertaram questões sobre juros rotativo, o grupo levou, em média, 14 minutos e 55 segundos para responder o questionário. Grupo com layout em Linguagem Simples: 34% dos entrevistados acertaram questões sobre juros rotativo, o grupo levou, em média, 13 minutos e 06 segundos para responder o questionário.

Enquanto no grupo com layout original apenas 1% dos entrevistados acertaram a resposta, nos grupos com o layout otimizado, a taxa de acerto subiu para 34%.

Além disso, o grupo com layout revisado teve um ganho médio de quase 2 minutos no tempo gasto para responder as perguntas.

Mas os efeitos dos novos layouts foram ainda maiores para os participantes com menor nível de escolaridade.

Menos endividamento, mais simplificação!

Então, os resultados foram surpreendentes para você?

A Linguagem Simples reduz tempo, reduz custos e reduz a necessidade de processamento mental.

Aliviar a carga de processamento cognitivo permite que as pessoas tomem decisões mais saudáveis e seguras.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn

Leia também

Mulher profissional do judiciário trabalhando em computador

‘Juridiquês’: Tribunais de Justiça avançam em direção à Linguagem Simples

Juridiquês, um problema antigo e uma solução cada vez mais conhecida. A Linguagem Simples é...
  • Maria Gabriela Souza
  • 03/01/2023
Logotipo Comunica Simples

Redesenho de carta para clientes da Enel Brasil

Em agosto de 2021, fiz um trabalho de redesenho e reescrita para a Enel Brasil....
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021
Logotipo Comunica Simples

Minha dissertação de Mestrado na PUC-Rio está online

Com muita alegria, aviso que a minha dissertação de Mestrado em Design na PUC-Rio está...
  • Heloisa Fischer
  • 12/09/2021

Quer entender e aplicar a Linguagem Simples
na prática? Fale conosco!

Enviar mensagem
Logotipo Comunica Simples

Sobre nós

  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia
  • Método Comunica Simples
  • Heloisa Fischer
  • Na mídia

Fale conosco

  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Instagram
  • LinkedIn
© Comunica Simples, 2025. Todos os direitos reservados.